Mount sua Escola 2019 - E. E. Inah de Mello

O desafio desse ano foi criar espaços acessíveis e intuitivos unindo design e arquitetura na EE Inah de Mello

O projeto Mount sua Escola é uma iniciativa que propõe a crianças de escolas públicas terem uma vivência no processo de design, para construírem juntos uma escola que gere pertencimento e engajamento. O resultado é um mobiliário de uso coletivo montado pelos próprios alunos.

Sempre dentro do ambiente escolar e através do Design Thinking, o objetivo da Mount sua Escola é instigar a criatividade de cada aluno e fazer com que através da participação coletiva eles ganhem consciência do seu papel transformador dentro da sociedade.

Desafio

Em 2019, trabalhamos também o tema da inclusão, e tudo começou por intermédio da Professora de Inovação da Universidade Federal do ABC, Luciana Pereira, que intermediou a relação entre nós e a Escola Estadual Profª Inah de Mello, pólo de atendimento a estudantes com deficiência visual, baixa visão e cegos. Tendo essa informação, definimos que todos os alunos com algum tipo de deficiência visual ou cegos fariam parte de todo o processo. O resultado está disponível em primeira mão no vídeo abaixo e também para que todas as pessoas do mundo possam baixar os arquivos da peças e replicar em seus espaços:

Etapas do Projeto

Em uma das etapas do projeto Mount sua Escola identificamos que a relação dos alunos com as dependências internas da escola é muito falha e sem nenhum tipo de sinalização para orientação espacial, criando com isso sérios problemas de integração dos alunos e limitando sua mobilidade.

Parte da implantação da grama sintética

Na busca de uma alternativa de baixo custo e fácil acesso, optamos pelo tapete de grama sintética como elemento principal para os testes e validações que viriam a seguir. Com este elemento criamos uma linguagem que serviria de referência para que os alunos pudessem ter acesso a mapas táteis e sinalizações táteis inseridas em locais estratégicos da escola.

Os ambientes da escola foram orientados com base nos três corredores principais, onde definimos uma cor associada a um elemento tátil para cada corredor (referência Feelipa Color Code). Favorecendo assim a circulação e minimizando o efeito labirinto no interior da escola.

Sinalização tátil em braile para alunos cegos e fonte padrão para baixa visão

Para validar o uso da grama sintética e desenvolver este projeto, trabalhamos em contato direto com as crianças, observando seus deslocamentos na escola e hábitos cotidianos. Foi assim que definimos pontos de referências para localização dos totens táteis e do espaço de convívio Mount sua Escola.

Espaço de convívio com mobiliário, jogos e brinquedos interativos para alunos videntes, cegos e com baixa visão

Ver Bem

Através do Leandro Vasconcelos, arquiteto que faz parte do projeto Mount Sua Escola, fizemos contato com a Ótica VerBem, que desenvolve um trabalho fantástico, em que cada par de óculos VerBem adquirido, outro é doado para um adulto ou criança que também precisa de óculos, mas não pode pagar. De imediato a VerBem disponibilizou uma equipe que fez o primeiro contato com os alunos mais necessitados. No dia do Workshop, esses alunos receberam seus óculos de maneira totalmente gratuita, ação que impactou de maneira muito positiva todo o processo dentro da escola, e que é fundamental para que os estudantes possam aproveitar de maneira plena as aulas e demais atividades escolares.

Alunos que receberam seus óculos da Ótica VerBem

Todo o processo contou com a participação dos estudantes de arquitetura da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), que receberam mentoria da Mount para projetarem e produzirem o mobiliário de forma Open Source, no próprio Fab Lab da USCS e no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). A conclusão aconteceu no Workshop para montagem e customização das peças, que contou com a participação de todos os envolvidos.

Por parte da Mount Sua Escola, o sentimento é de gratidão, pela oportunidade de realizarmos e concluirmos um projeto tão desafiador, que impactou a nossa vida e também a vida daqueles que, junto conosco, apoiaram essa iniciativa!

Faça download dos arquivos para serem impressos no tamanho real em uma CNC.

Jogo da Velha / 3 Painéis (Espaço de Convívio) / Cubo / Totem Tátil