Qual seria a carteira escolar ideal para vocês?

Realizado na Escola Estadual Ordania Janone Crespo, juntos construímos um novo mobiliário escolar, de baixo custo e fácil montagem.

Buscamos introduzir o universo da arquitetura e do design para que fosse possível dar inicio a uma atividade em que os alunos responderam a seguinte pergunta: “Qual seria a carteira escolar ideal para vocês?”

O projeto teve como objetivo principal exercitar a capacidade de criação coletiva, transformando um desejo comum em algo real / material, além de resgatar a ideia de pertencimento na relação do aluno / escola.

De maneira colaborativa, 18 alunos da Escola Estadual Ordânia Jahone Crespo puderam participar de atividades na própria escola (workshop). Trabalhamos conceitos como: empatia, colaboração e prototipação.

O projeto resultou no desenvolvimento de um novo mobiliário escolar, desenhado de maneira opensource e fabricado em máquina de corte CNC. Os projetos foram disponibilizados gratuitamente na internet para que outras escolas possam baixar e produzir por conta própria sem pagar nada por isso.

Na etapa final os alunos puderam customizar a carteira escolar e experimentar novas possibilidades de uso para este novo mobiliário desenvolvido por eles.

Faça download do arquivo para ser impresso no tamanho real em uma CNC.

Desenvolvemos o mobiliário juntos, e você pode replicá-lo e utilizar onde quiser.